
-
Arquitetos: Clube
- Área: 110 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Sukgyo Lloyd Lee

Descrição enviada pela equipe de projeto. THE FRIDGE é uma instalação temporária concebida para a primeira ativação e pop-up store da ONATERI. A premissa da "geladeira" surgiu da própria marca, pelo fato de o evento acontecer durante o alto verão de Londres e em parceria com uma sorveteria. De um ponto de vista espacial, traduzimos esse princípio em referências espaciais como câmaras frigoríficas, esconderijos e espaços inacabados — estruturas instáveis com esqueletos expostos, em desuso e com acabamentos inadequados.

Situado em Hackney, bairro de tradição industrial e artesanal, o projeto ocupa antigas cocheiras vitorianas transformadas em oficinas, preservando elementos originais como tijolos aparentes e vigas de madeira. Nossa intervenção se estende por duas salas no térreo, conectadas por um pequeno túnel e marcadas pelo contraste entre a alvenaria escura e as superfícies brancas texturizadas.



No centro, uma estrutura linear de aço, angular em planta, atravessa os dois ambientes e os divide em quatro zonas: entrada com carrinho de sorvete; bar, cabine do DJ e banheiros; loja e caixa; e provadores com área de estoque. Essa estrutura espelha e desloca o ritmo das vigas existentes, enquadrando as peças principais da ONATERI.


Construída em aço carbono jateado, com acabamento industrial escuro – como um "objeto encontrado" –, a estrutura é autoportante, marcada por parafusos e conexões pretos, e coroada por uma faixa espelhada que reflete e refrata o espaço ao redor. Em seu entorno, balcões de madeira preta, uma arara metálica sob medida e cortinas vinílicas translúcidas — que funcionam tanto como divisórias quanto como elementos de iluminação — completam o conjunto.


THE FRIDGE contrasta a especificidade do lugar com uma atmosfera crua, genérica e ficcional, convidando o público a explorar o universo da ONATERI em um espaço simultaneamente industrial, cenográfico e íntimo.














